Por que Hitler falava que o governo era “Terceiro Reich”?

Certamente lendo algum livro ou vendo um filme ouviu Hitler ou outro integrante do governo falando do “3º Reich”. Só que nunca é explicado o que veio antes para aquilo ser o terceiro. Primeiramente e o que já ajuda a entender a resposta é que Reich quer dizer Império ou Reino. Logo, existiram dois Impérios na região antes.

Leia também: Surgimento de Nazismo

Os antigos Reich


O 1º Reich durou de 962 a 1806 e ficou conhecido como Sacro Império Romano Germânico, dominando o atual território alemão, mas que se expandia até a Polônia e a Bélgica. Começou com a coração de Oto 1º e foi até as invasões de Napoleão na Europa, quando o Império foi dissolvido.

Já o 2º Reich existiu entre 1871 e 1918. O marco inicial foi a vitória na Guerra Franco-Prussiana, que unificou o território da Alemanha. Já o desfecho aconteceu após a derrota na 1ª Guerra Mundial, quando após uma Revolução no país o Imperador Guilherme II foi obrigado abdicar e foi criada uma República no país.

Por fim, temos o 3º Reich, quando após receber plenos poderes, através de um decreto de emergência, Hitler buscou legitimar o processo como sucesso dos grandes Impérios germânicos. Isso durou de 1933 a 1945.


Postar um comentário

0 Comentários