Novidades

6/recent/ticker-posts

Cristão pode ser de esquerda?

Atualmente é muito comum ver textos na Internet falando sobre a Igreja e a Política. Um dos grandes debates é se Cristão pode ser de esquerda. Confira neste artigo se isso é possível ou se não combina.

“Esquerda é contra Família” Parte 1 – Aborto e Drogas 

Um dos principais argumentos de quem fala que “quem é Cristão não pode ser de esquerda” é que a Esquerda é contra a família e entre os motivos seria a defesa da legalização do aborto e das drogas.  
Só que isso é uma mentira por diversos motivos. 

Primeiro que a questão da legalização do aborto e das drogas não é uma pauta exclusiva da esquerda. 
Na Europa, diversos países governados historicamente por políticos de direita, como Alemanha, França, Reino Unido, possuem uma legislação mais flexível sobre aborto e drogas. 

Talvez sejam minorias nos dois casos, mas o ponto é que não é algo consolidado para ser de direita ou de esquerda.  

O que aconteceu na verdade, é que a esquerda brasileiro resolveu fazer o debate franco sobre o tema. Expor para a sociedade os problemas causados por esta proibição.  

Já a direita viu ali a oportunidade de buscar um eleitorado que ele não conseguia através das pautas econômicas, que são os mais pobres.  

As pessoas de classes mais baixas haviam consolidado em sua maioria a escolha pela esquerda nas eleições de 2002, 2006 e 2010, principalmente. E inclusive em algumas dessas eleições o PT venceu com apoio de líderes de Igrejas. 

Vale destacar que neste período, mesmo governada pela Esquerda, o país não legalizou o aborto e nem as drogas. 

Só que como a direita não conseguia na pauta econômica alcançar esse público, usou dessas pautas para tentar demonizar a Esquerda.  

O ponto é que seja governado pela esquerda ou pela direita, debates sobre legalização do aborto e das drogas vão acontecer no Brasil e no Mundo. 

E inclusive vale conferir um pouco sobre esses debates nos episódios que já fiz sobre o tema. 

Cristão pode ser de esquerda


“Esquerda é contra Família” Parte 2 – Orientação sexual 


Outra questão levantada sobre a esquerda ser contra a família é a orientação sexual. É comum ver pessoas dizendo que a esquerda quer destruir a família, quer que todo mundo vire gay, aí mostra livro, fala de kit gay e novamente uma grande mentira.  

A esquerda não faz nenhuma campanha ou defesa para que você mude. Pelo contrário. Ela quer que você seja exatamente o que você é. Só que mais do que isso, ela quer que você seja respeitado e tenha direitos iguais.  

Portanto, o objetivo da esquerda não é fazer com que seu filho seja homossexual, mas que caso ele veja um homossexual ele não agrida, não ofenda, não o exclua.  

“Ah mas dentro da minha religião eu acredito que Deus fez o homem e a mulher e homossexualismo é pecado”. É um direito SEU, ter a SUA religião. Porém, você não pode IMPOR, que outra pessoa siga o que você acredita.  

Lembre-se sempre, imagina, se por um acaso você morasse em local que a sua religião que fosse minoria e o país obrigasse você a ser algo diferente do que você é. Te proibisse de estudar, ou que te forçasse a usar determinada roupa ou algo do tipo.  

Então é isso, a esquerda é totalmente a favor que você seja livre para ter a sua religião sem perseguição, como quer que a pessoa seja livre para ter a orientação sexual dela. 

Igrejas serem fechadas 

Já ultimamente a fake News da vez é a de que Igrejas seriam fechadas.

Essa é a pior de todas. Se você ver em algum lugar alguém falando isso você dá um toque porque esta pessoa está sendo enganada. 

Isso porque o principal de tudo é que isso sequer é possível. A Constituição brasileira não permite a perseguição de nenhum tipo de religião. É algo que nem o Presidente pode mudar.  

Segundo que a Esquerda já governou o Brasil por 14 anos e nunca fechou nenhuma Igreja. Muito pelo contrário. Muitos líderes evangélicos fizeram parte da base governista um tempo, inclusive foram ministros de Lula e Dilma. 

Além disso, dá uma olhada no número de Igrejas que você via pela rua em 99, 2000 e a quantidade que você passou a ver por volta de 2014, 2015. 

E sejamos práticos né. Pesquisas apontam que o Brasil tem mais de 40 milhões de evangélicos. Nenhum político seria burro de fazer um confronto desses mesmo que pudesse. 


Esquerda não acredita em Deus 


Um quarto ponto do debate se Cristão pode ser de esquerda que aparece em muitos textos e vídeos é falando de que a Esquerda não acredita ou é contra a Deus. E aí falam de publicações marxistas, que lá atrás teorizavam sobre a crença em uma religião. 

Só que primeiro que nem toda a esquerda segue exatamente Marx. Dentro da própria esquerda existem várias divisões, várias correntes de pensamento. 

Segundo que o ateísmo, ou seja, não acreditar em Deus novamente não está ligada a esquerda. Existem ateus de Direita, assim como existem políticos de esquerda que são cristãos.  

Portanto, o ato de crer em Deus é totalmente livre e definitivamente a esquerda não faz uma campanha para que você não acredite em Deus. Você é livre para isso. 


Realidade de outros países 

Algo muito comum também é falar sobre Ditaduras em outros países e falar de perseguição a cristãos. Porém, sem entrar aqui no mérito sobre o que ocorre na China, Coreia do Norte, Venezuela ou qualquer outro país. Cada país tem uma realidade e como disse existem diversas esquerdas. Assim como existem diversas direitas, muitas delas ditatoriais. 

O ponto principal é que o Brasil não vai ser uma Venezuela, não vai ser uma Coreia do Norte, afinal nunca foi, e os principais partidos de esquerda no Brasil sequer possuem ideias parecidas.  

Então cuidado quando alguém falar que você não pode ser algo. Perceba que neste vídeo eu nem falei que você cristão tem que ser de esquerda. Apenas procurei mostrar que os argumentos que te apontam para NÃO SER DE ESQUERDA não são verdades. Logo, o Cristão pode ser de esquerda. E aí não estou acusando o seu pastor ou líder religioso de nada. Ele pode simplesmente ter acreditado em uma mentira também.  

Portanto, não caia nesse terrorismo. A diferença de esquerda e direita está na questão econômica, as prioridades do Governo e aí basta você comparar como estavam os preços no mercados, as oportunidades de estudos e trabalho de quando o Brasil foi governado pela esquerda com a da direita de Bolsonaro no poder.