Maria Felipa, uma heroína da Independência


Maria Felipa de Oliveira foi uma heroína brasileira que lutou na Guerra da Independência da Bahia, também conhecida como a Guerra da Cabanagem, no início do século XIX. Ela nasceu em Itaparica, na Bahia, e liderou um grupo de mulheres negras e pobres em batalhas contra as tropas portuguesas que ocupavam a região.

Maria Felipa organizou uma rede de espionagem e sabotagem, ajudando os patriotas a se prepararem para a batalha. Ela também liderou ataques diretos contra as tropas portuguesas, usando técnicas de guerrilha e surpresa para enfraquecer o inimigo.

Graças à sua liderança e bravura, Maria Felipa foi fundamental para a vitória das forças patriotas na batalha de Itaparica, em 1823. Ela é lembrada como um símbolo de resistência e empoderamento feminino na luta contra a opressão colonial.



Confira alguns livros que contam a trajetória de Maria Felipa e outras heroínas:

Douglas Nunes

Nasci e cresci em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Me formei em Jornalismo em 2010 e desde então trabalhei com produção de conteúdo, assessoria, gerenciamento de redes sociais e reportagens. Passei boa parte no esporte, mas também escrevi sobre economia, política e marketing. Mais recentemente me formei em história, embora continue trabalhando com jornalismo. Paralelo a isso criei o Canal Outro Lado da História, no qual tenho como objetivo juntar minhas duas formações, trazendo conteúdos diferentes do que é visto na internet atualmente.

Postagem Anterior Próxima Postagem