Conheça Paulo Freire e o motivo que o coloca no meio da disputa política

Paulo Freire foi um educador, filósofo e pensador brasileiro nascido em 19 de setembro de 1921 em Recife, Pernambuco, e falecido em 2 de maio de 1997 em São Paulo. Ele é considerado um dos mais importantes educadores do século XX e uma das principais referências da pedagogia crítica.



Freire desenvolveu sua teoria pedagógica a partir da observação da realidade brasileira e do contexto de pobreza e desigualdade social no qual estava inserido. Ele defendia que a educação não deveria ser uma transmissão de conhecimentos prontos, mas sim um processo de diálogo e construção coletiva do conhecimento entre professor e aluno, a fim de transformar a realidade social.

Sua obra mais conhecida é o livro "Pedagogia do Oprimido", publicado em 1968, que é considerado um marco na história da educação e da pedagogia crítica. Freire também foi responsável por diversos outros livros e trabalhos na área da educação, política e filosofia.




Ao longo de sua vida, Freire teve uma atuação política e social ativa, tendo sido perseguido e exilado durante o regime militar brasileiro. Sua teoria e prática pedagógicas continuam sendo uma inspiração para educadores e pensadores ao redor do mundo.