Novidades

6/recent/ticker-posts

Entenda as ideologias políticas

A política se divide em diversas correntes ideológicas. Foram muitas transformações ao longo do ano, com algumas ficando em evidência e outras desaparecendo. Confira no vídeo algumas diferenças entre cada uma delas e o que defendem para a economia e a sociedade de um país. Ao longo da página você vai ver muito mais sobre política brasileira.


Para saber um pouco mais de ideologias você pode também ver a nossa explicação das diferenças entre Esquerda x Direita na política brasileira e no Mundo. É só clicar aqui para ser direcionado para o nosso canal no youtube com esta e muitas outras explicações.

Livro Manifesto do Partido Comunista disponível


Obra de Karl Marx e Friedrich Engels está disponível em PDF e você pode ler tudo o que os dois autores falam sobre o Capitalismo e o que defendem no Manifesto do Partido Comunista.

Atualmente é comum ver as pessoas apontando que tudo é coisa de comunista. Se algo foge dos interesses de uma elite econômica ou não agrada ao grupo bolsonarista os gritos de “vai para Cuba” ou “não vamos permitir que o Brasil vire comunista” já aparecem. Só que a realidade é bem diferente dessa.

No próprio livro Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels apontam os problemas do Capitalismo e falam também de diversas correntes políticas no Mundo.

Ao ler você vai perceber que o Brasil jamais passou por uma experiência parecida com o Comunismo e principalmente, vai ver que sequer práticas comunistas foram defendidas por políticos que chegaram ao executivo do país.

Seja ou não de esquerda, goste ou não da ideia de Comunismo ou Socialismo, é um livro interessante para um maior conhecimento sobre política.

Para acessar o Livro Manifesto do Partido Comunista é só clicar aqui.





Sistemas de governo Monarquia, Presidencialismo e Parlamentarismo


Saiba como são as opções de sistemas de governo. Atualmente Presidencialista, o país já teve uma Monarquia Constitucional e também Parlamentarista. Veja a diferença de cada um neste episódio.
Neste outro vídeo você vê sobre o semipresidencialismo proposto pelo Ministro Barroso.

Os três poderes: Executivo, legislativo e judiciário

Saiba como é feita esta divisão, como cada um atua e os limites dos três poderes. Tudo isso neste episódio. Também no canal você confere como funciona outra divisão, a das três esferas, entre federal, estadual e municipal. Clique aqui para saber mais.

Tudo sobre política


No Canal você fica por dentro também de assuntos importantes para compreender a política brasileira. Para saber as Funções de Prefeitos e vereadores tem este episódio.
Já a explicação do que é uma Emenda Constitucional (PEC) está aqui . 
Veja como funciona a CPI e a finalidade clicando aqui.
Confira também a verdade sobre os votos nulos e brancos.
E as diferenças de sistema eleitoral, como o proporcional, distrital e distritão ao acessar aqui.

Fundo eleitoral


Criado após o fim do financiamento privado, o fundo eleitoral é uma verba pública distribuída entre os políticos em campanha. Para 2022 este fundo vai saltar para R$ 6 bilhões. Saiba mais aqui.


Confira como foram os governos de todos os Presidentes do Brasil


Neste vídeo você verá a compilação de todos os episódios sobre os governantes do Brasil. De Deodoro até Temer, mostrando os acertos e erros de cada Presidente, além da forma em que chegaram ao poder e deixaram.