O que é fan token?

 Flamengo, Corinthians, Atlético Mineiro, Vasco, PSG, Barcelona, Juventus, Manchester City e uma lista cada vez mais extensas de clubes estão lançando as fan tokens. Só que são esses fan tokens, porque os clubes estão entrando nessa, qual a expectativa do mercado e muito mais

Flamengo, Corinthians, PSG, Manchester City e muitos outros clubes já apostam em Fan Tokens
Flamengo, Corinthians, PSG, Manchester City e muitos outros clubes já apostam em Fan Tokens

Flamengo terá fan token em acordo milionário 

Os fan tokens ficaram ainda mais famosos após Messi ter sido contratado pelo PSG e o clube ter anunciado que o jogador receberia parte do salário com criptomoedas. 

Mas a primeira grande pergunta é o que é fan token. Trata-se de um ativo digital que veio na esteira das criptomoedas, as moedas digitais. Através desses ativos os torcedores podem participar das decisões e ações do clube, assim como concorrem a brindes e prêmios. 

Os clubes estão entrando através de contratos com a Socios.com, que é a empresa especializada e trabalha com as corretoras de criptomoedas.  

E aí vem a pergunta do que são criptomoedas. São moedas digitais descentralizadas, ou seja, não são controladas por algum órgão ou país. E estamos falando de uma moeda única para o Mundo. Ou seja, o Bitcoin que você comprar aqui no Brasil vai valer a mesma coisa que quem comprar nos Estados Unidos, no Japão ou qualquer outro lugar.  

Porque os clubes estão investindo em criptomoedas?

Para o sócio-fundador da AMX Law, Fábio Alves Moura, trata-se de uma forma dos clubes buscarem uma fonte de receita ao mesmo tempo que criam um engajamento com torcedores, possibilitando escolher um uniforme, por exemplo. Ou seja, nesta parte, podemos comprar com os benefícios de um sócio-torcedor.  

Só que não trata-se apenas disso obviamente. Primeiro porque você não tem que ficar pagando mensalidade e nem nada do tipo e também porque trata-se de um investimento. Isso porque você pode comprar quantos fan tokens quiser e futuramente negocia-los. 

Vale a pena investir em Fan Token?

A parte de negociação funciona como uma ação na bolsa, em que a sua ação pode se valorizar ou desvalorizar com o tempo. Desta forma, se em um momento você comprou um fan token por 2 dolares, depois pode negociar por 3, 4 ou talvez até mesmo por alguns centavos.  

Mas para o especialista em criptomoedas da Empiricus, André Franco, os fan tokens no momento ainda não indicam uma boa opção de investimento e mais como interação mesmo do torcedor.  

Embora fique a seu critério, como todo e qualquer investimento tem seus riscos.  

Como comprar fan token?

Para comprar as criptomoedas e os fan tokens tudo o que você precisa é se cadastrar em uma corretora, como o mercado bitcoin. Depois você depositará em reais quanto quiser e selecionará o que deseja comprar e vai acompanhando as evoluções do mercado. 



Postar um comentário

0 Comentários