Dino, Manuela D’Ávila e Freixo se aproximam do PSB

 As eleições são somente em 2022, mas o PSB já negocia para melhorar o seu quadro político. O partido negocia com nomes como Orlando Silva, Manuela D’Ávila e Flávio Dino, do PC do B, e também com Marcelo Freixo, do PSOL.


Cláusula de barreira aproxima nomes do PC do B ao PSB

Esta intensa negociação de nomes ocorre porque o PC do B não alcançou a cláusula de barreira, que exige que os partidos tenham pelo menos 2% dos votos em âmbito nacional. Com isso, o PC do B pode ficar sem verba do fundo eleitoral e sem espaço na tv. Isso faz com que nomes fortes como Orlando Silva, Manuela D’Ávila e Flávio Dino estudem como alternativa a mudança de partido.

Possibilidade de fusão

As conversas ocorrem em um momento em que as lideranças de PSB e PC do B negociam para uma fusão, que pode dar origem ao Partido Socialistas.

Saiba mais dessa possibilidade aqui.

Freixo quer ser Governador do Rio

Já a situação de Marcelo Freixo é um pouco diferente. O deputado federal não esconde o desejo de ser candidato a Governador do Rio. Freixo garante que pretende fazer isso como candidato do PSOL, seu partido atual, porém, afirma nos discursos também que a candidatura tem que ser feita com uma ampla aliança, incluindo até mesmo nomes da direita.

Este cenário que pode complicar a permanência de Freixo no PSOL. Isso porque uma ala do partido é contrária a essas coligações. Foi exatamente isso que fez inclusive que Freixo desistisse da candidatura a prefeito do Rio de Janeiro em 2020, quando esta mesma ala não aceitou uma chapa com o PT.

Caso o PSOL mantenha essa postura, não seria uma surpresa uma mudança de Freixo.

PT decide por apoio a Freixo no Rio

PSB tenta voltar ao cenário nacional

Estas negociações podem colocar o PSB novamente em destaque no cenário nacional. Isso porque desde as eleições 2014, quando Eduardo Campos morreu em um acidente de avião e Marina Silva quase chegou ao 2º turno das eleições presidenciais, que o partido não apresenta tantos nomes de impacto.

Veja também: Diferença de Esquerda x Direita


Se inscreva no canal Outro Lado da História para ver mais sobre a história e a política do Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários