O que era o Kit Gay? A Escola Sem Homofobia

Material “Escola sem Homofobia” foi alvo de críticas e fake News, mas só tinha o objetivo de combater preconceitos. Baixe aqui e confira.


A grande maioria dos brasileiros já ouviu falar do “Kit Gay”. O que poucas pessoas sabem é que este é o termo pejorativo criado por grupos conservadores do projeto chamado “Escola sem Homofobia”. Uma ideia que visava combater o preconceito e que NÃO era destinado a crianças.

O que era a Escola Sem Homofobia?


Tudo começou em 2004, quando o Governo Federal lançou o programa Brasil sem Homofobia. O objetivo era combater o preconceito contra a população LGBT (composta por travestis, transexuais, gays, lésbicas, bissexuais e outros grupos).

Foram diversas campanhas e ações até que em 2011 surgiu a ideia do “Escola sem Homofobia”. Consistia em um material (que está disponível aqui para download) que seria distribuído nas instituições de ensino do país. No entanto, todo o material impresso era destinado apenas para os educadores.

Como surgiu a fake News em torno do “Kit Gay”?


Ainda em 2011 grupos conservadores começaram a criar fake News de que o governo distribuiria um “kit gay” para os estudantes e que estimularia a homossexualidade. O caso teve tanta repercussão que o Governo Federal resolveu desistir do material da “Escola sem Homofobia”.

Nas eleições de 2018 o tema foi resgatado e novamente com mais fake News. Na ocasião o candidato Jair Bolsonaro apresentou o livro “Aparelho Sexual e Cia – um guia inusitado para crianças descoladas”, do suíço Phillipe Chappuis. Bolsonaro afirmava que este livro fazia parte do “Kit gay”, o que era algo totalmente falso. O livro jamais fez parte do material e jamais circulou no Ministério da Educação durante o governo petista.


O risco das fake News


Esse tema mostra como as fake News são extremamente perigosas. Muitas pessoas, inclusive da área da educação acreditaram no que seria o “Kit Gay”. Porém, o “Escola sem homofobia” não passava apenas de um material para orientar os professores a como combater o preconceito dentro da escola. Nada seria mostrado para as crianças e o tema sequer seria discutido com estudantes menores.

Faça o download do material “Escola sem Homofobia” e avalie você mesmo o conteúdo.



Postar um comentário

0 Comentários